Seguidores

sexta-feira, 10 de julho de 2020

A influência da propaganda de alimentos sobre a escolha alimentar - Atividade 5



OBJETIVO : Fazer os alunos refletirem em como a publicidade de alimentos está presente no nosso dia e suas consequências

Os alunos analisaram algumas embalagens e responderam perguntas:







 

1-Quais alimentos estão presentes

2-Personagens envolvidos

3-Desejo que a propaganda desperta

ATIVIDADE: Postar no mural – Padlet – pratos com alimentos de forma criativo em casa e tirar foto
https://padlet.com/cagallani/c9c7avtyuxa4ocpm

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Tabela nutricional de rótulo de embalagens - atividade 4


🍬Análise tabela nutricional de embalagens ou rótulos 🍬

☝Objetivo conhecer e analisar as informações nutricionais que obrigatoriamente devem constar em um rótulo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA.

📍%VD: Ela indica qual a quantidade de energia (calorias) e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal.

📍Kcal: São as famosas calorias . Elas representam a energia que nosso corpo produz a partir do consumo daquela porção de alimento.

📍Carboidratos :Eles atuam como fontes de energia para o corpo. A parcela não utilizada pelo organismo é estocada na forma de gordura.

📍Proteínas : Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. Em doses apropriadas, elas garantem a manutenção da saúde e também proporcionam sensação de saciedade.

📍Gorduras saturadas: São aquelas encontradas essencialmente em produtos de origem animal, como carnes, queijos, pele de frango, leite integral, requeijão e manteiga, entre outros. A ingestão excessiva desse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares

📍Sódio : O nutriente é importante para a regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Em excesso, ele provoca malefícios como retenção de líquidos e aumento de pressão arterial.


Atividade 4

👉
👉 1º - Escolha 4 embalagens de alimentos
                                                                             
👉 2º - Monte uma tabela no caderno com 5 linhas e 5 colunas
                                              
👉3º -Escreva os nomes dos 4 alimentos na 1ª coluna , e na segunda coluna na primeira linha escreva CARBOIDRATO, na terceira coluna escreva PROTEÍNA, na quarta coluna escreva SÓDIO e na quinta GORDURA TRANS. Colocarei um exemplo abaixo.

👉4º-Anote na tabela os valores correspondentes dos alimentos escolhidos sobre CARBOIDRATO, SÓDIO, PROTEÍNA e GORDURA TRANS.



👉 5º- Responda as seguintes perguntas:  
                                                                              
📌A)Se uma pessoa comer quatro fatias, quantos gramas de Carboidrato estará ingerindo? E de Sódio?             
                                                                                              
📌B)Quais são os 3 alimentos com maior quantidade de Gordura? 
                                      
📌C)Qual é a quantidade de Sódio? 














👉

Nutrientes - Atividade 3



 🍎🍊Os nutrientes estão presentes nos alimentos e são necessários para o bom funcionamento metabólico dos organismos, desenvolvimento e manutenção.
 🍞🍒🍗🍴Os principais grupos nutricionais são Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Vitaminas e Sais Minerais.


🔴Lipídios: Fonte de energia e constituinte da membrana plasmática, são excelentes isolantes térmicos. São classificados em óleos (insaturados) e gorduras (saturados). Podem ser de origem animal e vegetal.


🔴Carboidratos: Produção e armazenamento de energia. Fonte: trigo, arroz, batata.


🔴Sais Minerais: São elementos químicos presentes em alguns alimentos e essenciais para o bom funcionamento de órgão. Fonte do Ferro: acerola, pimentão; Fonte do cálcio: leite e derivados; Fonte do iodo: frutos do mar; Fonte do magnésio: uva, banana.


🔴Vitaminas: Encontradas em alimentos como frutas, verduras (e alimentos enriquecidos). A falta de vitaminas no organismo dificulta o bom funcionamento de alguns processos metabólicos e causa doenças. Vitaminas : A, B,C e D.


🔴Proteínas: Nutriente estruturante importantes para desenvolvimento, manutenção e reconstituição dos tecidos. A principal fonte de proteínas e a carne, mas também  pode ser encontrada em alguns grupos vegetais.

Atividade 3

Os alunos acessar um quiz : 💻  https://wordwall.net/play/2921/555/558


Pirâmede alimentar - Atividade 2


👉  É preciso conhecer os alimentos e seus grupos para adequar a sua alimentação.
 
👍Utilizamos como guia a "Pirâmide Alimentar que é um instrumento, sob a forma de desenho, de orientação da população para uma alimentação mais saudável". A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de alimentos:     

                                                                                         

🔴Carboidratos  : A base da pirâmide é formada pelos alimentos responsáveis por nos fornecer energia. 👉 pães, batata, massas, arroz, farinha...   
                                                                                     
🔴Legumes e verduras: Esses alimentos são fontes de fibras, vitaminas e minerais que controlam o funcionamento e o crescimento do corpo. 👉cenoura, beterraba,abobrinha, alface, tomate....
          
🔴Carnes, ovos e leguminosas: Esses alimentos são fontes de proteínas, sendo essenciais para a construção e reparação dos tecidos.👉 carne vermelha, frango, peixe, ovos, lentilha, ervilha, feijão
 
🔴 Gorduras e açucares: alimentos que serão consumidos esporadicamente: 👉as gorduras (manteiga, margarina, maionese, azeite, óleos, etc.) e os açúcares.  


Vídeo para acessarem:  
 

Atividade 2

Montar uma pirâmide alimentar com recortes de jornais de mercados, revistas ou  desenhar.




































  

Frases - Atividade 1


🍇🍉 Uma boa alimentação é certeza de uma vida saudável e a partir do momento que optamos por nos alimentarmos de forma saudável, estamos prevenindo o aparecimento de muitas doenças crônicas.

Vídeo como base :




Atividade 1


Os alunos pesquisaram frases que estimulem a uma "alimentação " saudável , a partir disso, foram orientados a criarem em uma folha de sulfite ou em seu caderno mesmo, a frase que escolheram de forma colorida, chamativa e com desenhos ou figuras.